Monteiro - Origem e Momento Histórico (Origin and History Moment)

Monteiro é um sobrenome português primitivo, tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, se origina em "caçador dos montes; guarda da mata; oficial da casa real que dirige as caçadas reais". Na história ficou registrado o nome de D. Fernão Rodrigues Monteiro, mestre da Cavalaria de Aviz em tempo dos reis D. Sancho I, D.Afonso II e D. Sancho II.
Documentos históricos comprovaram que o sobrenome Monteiro existe desde o século XV. Possivelmente o primeiro Monteiro nasceu em Portugal, e se chamava Tomé Monteiro, ele era um simples cavaleiro do rei, mais seu caráter e suas habilidades como lutador o destacaram dos demais cavaleiros. Logo seus talentos foram conhecidos pelo próprio rei, que o deu algumas propriedades e o promoveu a chefe da guarda real. Ele administrou muito bem a sua propriedade, se tornou um homem muito rico e também um cavaleiro templário. Ele teve quatro filhos, eram eles: Miguel, Manoel, Pedro e Judas. Com exceção de Manoel, todos os filhos ficaram em Portugal e administraram as suas propriedades. Manoel veio para a ilha de Vera Cruz (atualmente o Brasil), aqui ele teve vários filhos, eles serviram a todos os reis de Portugal, alimentaram a fortuna da família em milhões. Durante uma época o sobrenome Monteiro se tornou sinônimo de poder, os filhos e netos de Manoel escravizaram vários índios e foram uma das primeiras famílias a trazer negros para o Brasil. Com o tempo os Monteiros se tornaram maçons e criaram várias tradições, uma delas foi a da espada, o filho homem mais velho sempre guarda a espada da família, atualmente a espada está com o senhor Miguel Alves Monteiro Filho, 57. No século XIX os Monteiro se dividiram, alguns foram para o nordeste, os outros ficaram no estado de São Paulo, os Monteiro que ficaram em São Paulo ganharam muito dinheiro, mais foram perdendo o poder perante a sociedade. Atualmente a família ainda possui muitas riquezas, mas o sobrenome Monteiro não têm mais influência na sociedade. Infelizmente alguns Monteiro faliram, outros tiveram filhos bastardos e corromperam o nome da família.

Monteiro - Primeiras pessoas a possuí-lo (First people to hold him)

Estudos dizem que o primeiro homem a ter o sobrenome Monteiro foi um português chamado Tomé Monteiro, simples cavaleiro do Rei de Portugal, onde suas habilidades o transformaram em um homem rico. Depois passou seu nome para seus filhos Miguel, Manoel, Pedro e Judas.

Monteiro - Vinda ao Brasil (Coming to Brazil)

O primeiro homem a ter esse nome no Brasil foi Manoel Monteiro, filho de Tomé Monteiro. Manoel veio para a ilha de Vera Cruz (atualmente o Brasil), aqui ele teve vários filhos, eles serviram a todos os reis de Portugal, provavelmente espalhando o seu sobrenome.

Carvalho - Origem e Momento Histórico (Origin and History Moment)

Carvalho é um sobrenome de origem portuguesa. Diz-se que o sobrenome Carvalho pertence a uma antiga família portuguesa e é considerado de origem habitacional, termo que classifica os nomes de onde residiam o seu portador original e que podem ter tido referência em caracteríscas da região, como relevo vegetação, etc. No Caso do Sobrenome Carvalho a origem é a vila do Distrito de Coimbra, aos pés da Serra de Carvalho, fundado por D. Bartolomeu Domingues, Concelho de Penacova, nas famosas serras do Carvalho, pai de D. Soeiro Gomes de Carvalho. Este nome indica que existia nessa região abundância de árvores da espécie carvalho. O nome Carvalho torno-se muito popular e hoje está espalhado por todo o mundo.
Há registros também que o nome Carvalho surgiu dos Judeus que conseguiram fugir de Hitler e vieram para outros paises, escolheram sobrenomes de plantas ou ferramentas, por exemplo, Machado, Pereira, carvalho, nomes relacionados a natureza, pra não terem que usar os nomes de nascença, pois seriam localizados com facilidade.

Carvalho - Primeiras pessoas a possuí-lo (First people to hold him)

De fato, a primeira pessoa a possuir este nome, deve ter sido um Carvalho que se destacou deve ter sido uma pessoa que residia próximo a um carvalho que deveria servir de referencia na região ou pelos atributos da planta em comparação ao indivíduo.

Carvalho - Vinda ao Brasil (Coming to Brazil)

Acredita-se que as primeiras pessoas que tenham vindo para o Brasil com este nome foram os Judeus, que vieram pro Brasil na fuga da perseguição do nazismo contra os judeus. A partir daí, eles colocaram seus nomes relacionados a natureza, como Pereira, Carvalho, para não serem identificados como judeus.